A realidade da entrada no mercado de trabalho é uma questão que se coloca a todos os licenciados, e a introdução no mesmo é sempre uma incógnita, especialmente tendo em consideração as crises vividas em Portugal e as experiências depreciativas comumente partilhadas por recém-licenciados.
Nesta perspetiva, estar prestes a licenciar-me e não saber as possibilidades concretas que a sociologia me poderia trazer a nível profissional não deixava de ser um fator de receio e apreensão. Foi com isso em mente que me decidi candidatar à cadeira de estágio. O primeiro passo que me veio trazer à SKOUTs.
Deixando de lado a parte burocrática que se colocou pelo meio, falemos da SKOUTs…
A vida de escritório e a área de recrutamento sempre foram uma realidade que achei que gostaria de experimentar, embora não tendo a certeza do que a mesma acarretava. Assim sendo, decidi encarar este estágio como uma oportunidade para crescer, desafiar-me e dar o meu melhor numa área que não dominava, tendo sempre em consideração que nem todas as experiências serão positivas e estando certa de que isso era uma possibilidade.
Contudo, nada me teria preparado para o ambiente que se vive na SKOUTs.
Desde o primeiro contacto, ainda numa fase de entrevista, fui recebida de braços abertos. Foram-me dadas possibilidades de crescimento e perspetivas de investimento em mim própria. Foram-me fornecidos materiais com os quais trabalhar, disponibilidade para um acompanhamento total e direto, e mais importante que isso, senti que fui recebida em casa.
A minha experiência nestas últimas semanas tem vindo a ser verdadeiramente positiva. Os profissionais com quem interajo diariamente são uma metáfora da equipa ideal, complementam-se entre si, trazem um bom ambiente para a empresa, incluem-me nas suas atividades diárias e priorizam a minha formação diária.
Estando numa situação na qual me é impossível não comparar a minha experiência com as dos meus colegas de faculdade torna-se quase impensável não ficar grata pela sorte que tive em ter encontrado na SKOUTs um local com fortes valores e ideais, liberdade de expressão e perseverança pela segurança física e psicológica. Onde questões como a transparência, o respeito, a empatia e a confiança são parte do compromisso diário que se assume para com todos aqueles que trabalham, interagem ou virão a trabalhar com a SKOUTs.
Este estágio tem vindo a superar todas as minhas expectativas, de uma forma geral, espero ter capacidade de conseguir retribuir à empresa tudo o que me tem dado e caminhar com eles o caminho que diariamente tem vindo a traçar.